Arquivo do Blog

domingo, 13 de novembro de 2011

Flor de tecido.

Passo-a-passo:


Materiais necessários:

Tecido de algodão (para a flor principal, dois retângulos de 17x11cm bastam)
Linha
Agulha
Tesoura
Cola quente
Botão
Máquina de costura
Papel para o molde

Primeiramente é preciso fazer o molde para as pétalas. Na foto estão três moldes que fiz, já estão um pouco riscados pelo uso. É possível ter uma noção de tamanho olhando a marcação da tábua de corte que está servindo como base. Cada quadradinho é um cm.


Para fazer um molde, basta usar um quadradinho de papel, dobrá-lo ao meio, riscar meia pétala da forma que desejar e cortar com a tesoura. É possível fazer o molde na forma e no tamanho que quiser.

Com o molde pronto, risque-o no tecido escolhido cinco vezes (ou quantas pétalas quiser) com uma caneta apropriada. Eu usei um daqueles marcadores para CD (caneta permanente).


Feito isso, recorte nas linhas riscadas e alfinete as peças no outro tecido, a sua escolha (preferencialmente tricoline), frente com frente do tecido para o lado de dentro. A flor pode ser feita toda no mesmo tecido, eu usei dois tecidos diferentes. Colocar o alfinete desta forma ajuda na hora de costurar, pois a agulha da máquina não corre o risco de pegar no alfinete.

Após alfinetar, passe um pesponto à máquina, como na foto.

Recorte as pétalas do tecido que ainda está inteiro, tomando como base as demais, que já estão recortadas. Feito isso, desvire e passe-as a ferro. Pesponte novamente à maquina pelo lado direito, se preferir. Quanto mais semelhantes ficaram as pétalas, mais bonito será o resultado final da flor de tecido. Aqui está uma foto de uma flor feita da mesma maneira, mas sem o pesponto de fora.



Com todas as pétalas prontas, é hora de juntá-las. Alinhave todas da mesma forma para um resultado mais bonito e uniforme. Mostro na foto como costumo fazer.

Depois de alinhavar as cinco partes, volte a costura pelas duas primeiras pétalas.

Passe um pouquinho de cola quente entre as pétalas, como mostra a foto. Assim a flor ficará mais firme. Lembrando que a cola quente deve ser usada com cuidado, para que não apareça.

Abaixo segue a minha dica de como prender o alfinete de segurança para transformar sua flor em um lindo broche.

Agora a flor de tecido está pronta, basta usar a imaginação para finalizá-la como preferir.
Na primeira foto deste post usei um fuxico simples e um botão. Abaixo apresento outras sugetões:

Adorei!
Encontrei no blog:
http://amoreiraacessorios.blogspot.com/2010/08/passo-passo-de-flor-em-tecido.html
Bjs da

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vinda!Seu comentário é muito importante para mim!
Com carinho.Bjs da Lada